quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vocês já devem conhecer a pintura O grito, do norueguês Edvard Munch, em 1893. 

O próprio Munch descreveu esse momento da seguinte forma: 

Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.

Carlos Drummond de Andrade, nosso poeta maior, escreveu poemas minimalistas para representar o que mais lhe chamou atenção nas obras mais consagradas dos séculos XIX e XX, no ocidente. Dentre as várias obras escolhidas, lá estava o Munch. Veja a seguir o poema:


Vejam como o poema traduz a angústia do quadro e vice-versa. 
Qual a impressão que vocês tiveram dessas obras? Qual a leitura vocês fizeram dessas representações desses dois artistas que viveram temporalmente e espacialmente separados. O que os aproxima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Prezad@s, a partir da próxima segunda, dia 06/04, nós iremos ter encontros pelo aplicativo Zoom. Esse aplicativo pode ser instalado em qualq...