9º Ano

1º BIMESTRE

HISTÓRIA



Pessoal, eu irei postar as atividades de vocês por aqui. Fiquem atentos porque deixarei atividades pra todas as aulas , ou seja, todas as terças e quartas.  

ATIVIDADE 1


Data de entrega: 31/03


Carta da trincheira


Assista ao vídeo (Guerra nas trincheiras) proposto que mostra como era a guerra de trincheira e veja a imagem sugerida.


Faça uma pesquisa sobre a vida dos soldados nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial para conhecer o assunto.

Após a pesquisa, faça de conta que você é um soldado em guerra na trincheira e que está escrevendo uma carta para algum familiar contando da sua experiência.
Está carta deve ter, no mínimo,  10 linhas.

ATIVIDADE 2


Data de entrega: 31/03


Assistam ao vídeo proposto (Clique aqui para assistir ao vídeo), faça a leitura do conteúdo da Revolução Russa no seu livro texto ou na internet e responda às questões a seguir:


Ps: lembre-se que está atividade é um pouco maior porque corresponde duas aulas que temos na quarta-feira.


1- Quem foram os autocratas russos?

2- Qual foi a família que governou a Rússia por mais de 300 anos? Comente sobre ela.
3- O que foram os sovietes russos?
4- Diferencie os mencheviques dos bolcheviques.
5- Descreva a Guerra Russo-japonesa e o Domingo Sangrento.
6- Como foi a participar da Rússia na Prime ira Guerra Mundial?
7- Comente a Revolução Bolchevique. Quais foram as suas principais ações deles ao chegarem ao poder?
8- Quem foi Lênin? O que ele defendia?
9- Stalin, o novo ditador soviético foi um sanguinário.  Comente.

ATIVIDADE 3

Data de entrega: 01/04

Leia o texto publicado no jornal A folha de São Paulo,  Tratado que tirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial (clique aqui para ler o texto). Após a leitura, responda às questões a seguir:

1- O que determinava o Tratado de Brest-Litovsk?
2- O que a Rússia precisou abrir mão ao assinar esse tratado?
3- Por que a guerra era tão impopular na Rússia?
4- "Tirar a Rússia da guerra sempre foi o desejo dos bolcheviques". Analise essa frase.
5- Por que o Tratado beneficiou os alemães?

ATIVIDADE 4

Data de entrega: 02/04

Vamos falar agora sobre as Revoluções de 1917. Nesse mesmo ano, a Rússia passou por duas revoluções: a de fevereiro e a de outubro.

Leia o conteúdo das páginas 39 e 40 do livro texto. Após a leitura, explique as diferenças entre as duas revoluções.

Eu vou deixar dois textos para auxiliar vocês na redação da resposta:

Texto 1 - História: Revolução Russa (clique aqui para ler o texto)
Texto 2 - A Revolução Russa e seus impactos históricos (clique aqui para ler o texto)

ATIVIDADE 5

Data de entrega: 02/04

Faça a atividade Outras versões da página 41 do livro texto. Você pode usar os mesmos textos sugeridos na atividade 4 para auxiliados na execução da atividade.

O vídeo abaixo também poderá ajudá-los a conhecer o assunto para responder às questões a seguir propostas nessa atividade.



ATIVIDADE 6



Data de entrega: 09/04


Pessoal, hoje eu fiquei esperando vocês pra uma aula de História pelo Zoom. Mais uma vez, ninguém compareceu. Eu estou preocupada com isso, pois vocês não estão tendo responsabilidade com os compromissos escolares.
Dessa forma, como eu tenho que seguir o meu cronograma de aulas previamente planejado,  encerro hoje o conteúdo sobre a Revolução Russa.
Na próxima aula, iniciaremos a Crise de 1929. Espero que vocês participem para não ficarem defasados.

Façam as atividades das páginas 45 e 46 da sessão Hora de estudo.

ATIVIDADE 7

Data de entrega: 14/04

Pessoal, hoje, 14/04, ninguém compareceu à minha aula. Eu estou fazendo chamada todas as aulas e comunicando à Márcia. 
Hoje, nós iríamos falar iniciar o conteúdo da Crise de 1929. Eu iria falar sobre a Economia estadunidense após a Grande Guerra.
Portanto,  façam a atividade proposta no livro texto,  página 49, da sessão Interpretando documentos.


Amanhã,  nós teremos aula novamente,  às 10:30.


ATIVIDADE 8

Data de entrega: 16/04

Mais uma vez, ninguém compareceu à aula. Como vocês esperam aprender o conteúdo e passar de ano? Ninguém,  além de vocês mesmos, poderá ajudar vocês a passarem de ano pra seguirem pro Ensino Médio.

Hoje, falaríamos sobre a quebra da Bolsa de Nova Iorque.
Portanto,  façam a atividade proposta no livro texto da sessão Interpretando documentos,  página 52.

ATIVIDADE 9

Data de entrega: 23/04

Atividade proposta no livro texto,  na sessão Interpretando documentos,  páginas 53 e 54.

ATIVIDADE AVALIATIVA 

Valor: 4 pontos

Data de entrega: 04/05

1- Resumidamente,  os conflitos e as tensões entre os países europeus no início do século XX foram gerados pelas seguintes razões:

a) expansionismo territorial;
b) competição industrial;
c) movimentos nacionalistas separatistas;
d) revanchismo. 

Comente cada uma dessas razões citando exemplos.

2- Observe a imagem dos soldados entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial. 


Caracterize a guerra de trincheiras ocorrida na Primeira Guerra Mundial descrevendo a estratégia e a situação dos soldados tanto física quanto psicológica.

3- Responda às questões abaixo:

a) Por que a guerra de 1914 - 1918 foi "mundial"?
a) Por que 1917 pode ser considerado o "ano da virada" da Grande Guerra?
c) comente as mudanças provocadas pela Primeira Guerra Mundial na política,  economia e sociedade europeia. 

4- Observe a capa do Jornal do Século,  de 1929, a qual trata a quebra da Bolsa de Nova York e suas consequências. 


Agora responda às questões a seguir:

a) Na década de 1920, a economia dos Estados Unidos conheceu uma era de prosperidade. Em 1929, entretanto, o país mergulhou em tempos de profunda crise econômica.  Por quê? Que repercussões esse cenário teve sobre a economia dos países capitalistas?
b) Entre meados do século XIXI e início do século XX, a Segunda Revolução Industrial avançou na Europa,  promovendo o desenvolvimento tecnológico,  a acentuada urbanização e o desenvolvimento do capitalismo. Esse processo foi acompanhado por melhores condições de trabalho aos operários das indústrias? 
c) No início do século XX,  o sistema capitalista foi colocado em xeque,  isto é,  em risco. Como isso ocorreu? Qual foi o papel da Rússia nesse processo?

5- Leia o trecho do Manifesto do Partido Comunista:

"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas da classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ore franca, ora disfarçada, uma guerra que termino sempre, ou por uma transformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suar classes em luta.
Nas primeiras épocas históricas, verificamos quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, mestres, oficiais e servos, e, em cada uma destas classes, gradações especiais.
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes.[...]
As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo voltam-se hoje contra a própria burguesia. A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas - os operários modernos, os proletários.[...]
Ora, a indústria,  desenvolvendo-se,  não somente aumenta o número de proletários,  mas concentra -se em massas cada vez mais consideráveis; sua força crescem e eles adquirem maior consciência dela. [...]
PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES,  UNI-VOS"

(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista - 1848)  

a) Do ponto de vista de Marx e Engels,  as desigualdades sociais do sistema capitalista entre burgueses e proletários foram únicas na história? Que informações eles apresentam para justificar esse ponto de vista?
b) Analise quem são o proletário e a burguesia de hoje.

6- Responda às questões abaixo:

a) Explique o que foi o Crack da Bolsa de Nova York. 
b) Explique o que foi o New Deal.
c) Aponte os efeitos da Grande Depressão sobre os outros países. 

Prezad@s, a partir da próxima segunda, dia 06/04, nós iremos ter encontros pelo aplicativo Zoom. Esse aplicativo pode ser instalado em qualq...