1º Ano

1º BIMESTRE

Ps: eu estou adiando a entrega das duas primeiras atividades porque alguns alunos tiveram dificuldades com o Positivo On. A partir de agora, eu postarei atividades para cada aula por aqui.


HISTÓRIA


ATIVIDADE 1


Data de entrega: 31/03


Vocês deverão assistir ao filme indicado e fazer a atividade do livro texto - página 46 - Organize as ideias.





ATIVIDADE 2

Leiam o texto abaixo sobre a religião no Egito da página 49 do livro texto. Após a leitura, vocês deverão fazer a pesquisa proposta na mesma página.




ATIVIDADE  3


Data de entrega: 31/03


Laia o texto A inacreditável medicina do Egito Antigo (clique aqui para ler o texto). Após a leitura, responda às questões a seguir:


1- Como os estudiosos sobre o Egito Antigo puderam conhecer a medicina e a farmacologia dos antigos egípcios?

2- Que tipos de cirurgias e tratamentos médicos os egípcios já faziam na Antiguidade?
3- Comente sobre os procedimentos cirúrgicos intracranianos.
4- Os egípcios já conheciam métodos anestésicos.  Como funcionava?
5- Descreva os processos de amputação de membros, cauterização e outras técnicas. 
6- Os egípcios já conheciam métodos contraceptivos? Explique.

ATIVIDADE 4


Data de entrega: 02/04


Logo abaixo, vocês verão um infográfico retirado do livro História: conexões com a História,  da Editora Moderna. Esse infográfico trabalha a questão da importância do Rio Nilo para a civilização egípcia. 


O infográfico apresenta duas questões que vocês deverão responder:


1 - Com base nos dados desta ilustração,  problematize a frase atribuída a Heródoto,  explicando o papel do meio físico e da ação humana na formação da civilização egípcia. 

2 - Por que atualmente,  nas grandes cidades do Brasil,  o transbordamento dos rios resulta em graves problemas?







ATIVIDADE 5

Data de entrega: 09/04


Pessoal, hoje nós iremos encerrar o conteúdo sobre a civilização egípcia. Na aula de hoje, no zoom, nós falaremos sobre a religiosidade egípcia. Então,  vamos aproveitar para fazer a última atividade proposta no livro de História sobre esse conteúdo. 

Façam a atividade proposta nas páginas 51 e 52 da sessão Hora de Estudo.


ATIVIDADE 6

Data de entrega: 15/04

Pessoal, na aula de hoje nós conversamos sobre os hebreus. Então,  para reforçar o conhecimento de vocês,  eu quero que façam a atividade proposta no livro texto, páginas 55, 56 e 57, da sessão Interpretando documentos. 


ATIVIDADE 7

Data de entrega: 16/04

Responda às questões a seguir (todas as respostas estão no conteúdo do livro texto):

1- Como era a organização política-administrativa dos fenícios?
2- Explique a localização geográfica da Fenícia. 
3- Descreva o comércio praticado pelos fenícios. 
4- Analise o alfabeto elaborado pelos fenícios. 

ATIVIDADE 8


Data de entrega: 23/04

Fazer as páginas 63 e 64 da sessão Hora de estudo, do livro texto


ATIVIDADE AVALIATIVA

Valor: 4 pontos

Data de entrega: 04/05

1- Leia o texto a seguir com atenção.

Como seria de se esperar, estes sítios mais antigos são muito raros - pois havia bem poucos habitantes em épocas mais recuadas - e foram, quase sempre, muito modificados por movimentação de terra, deslizamentos,  erosão,  tatus, formigas, raízes profundas e outras coisas mais, principalmente nos ambientes tropicais como o Brasil.
Pouquíssimos sítios muito antigos foram estudados, e a verdade é que as evidências apresentadas até o momento a favor da Grande antiguidade dos seres humanos na América são extremamente frágeis.  Os arqueólogos contrários à essa posição questionam a autenticidade da indústria de pedra lascada mais antigas, sempre muito rústicas,  sugerindo que se trata de lançamento natural, casual, e não instrumentos intencionalmente fabricados. Questionam também as dotações em si mesmas, que estariam datando fenômenos naturais como queimadas espontâneas em períodos de muita seca, e não fogueiras feitas pelo homem.
(MUSEU de Arqueologia e Etnologia. Brasil 50 mil anos: uma viagem ao passado pré-colonial. Universidade de São Paulo: São Paulo,  2001. p.  5.).

a) O texto questiona uma hipótese formulada acerca da arqueologia pré-históricas-histórica brasileira. Que hipótese é essa?
b) Que argumentos são utilizados para se questionar essa hipótese?

2- Leia o texto A agricultura pode ter começado milênios antes do que se pensava  (clique aqui para acessar o texto). Após a leitura,  responda às questões a seguir:

a) Qual é o assunto abordado no texto?
b) O que permitiu que o homem do Neolítico se fixassem em um só local?
c) O que os pesquisadores encontraram no sítio arqueológico que permitiu que concluíssem que a Revolução Agrícola teria mais de 10 mil anos, como se acreditava até então?

3- Observe abaixo a escultura representando um escriba egípcio,  c. 2500 a.C., encontrado em Sabará, no Egito, e responda às questões a seguir.

a) "Eis que não há profissão sem chefe, exceto a do escriba: ele é o chefe. Por isso, se souberes escrever, seta será para ti melhor que as outras profissões que te descrevi." Qual é o significado dessa argumentação no contexto da sociedade egípcia?
b) Compare as funções do escriba do Antigo Egito com as profissões do Brasil atual. Em nossos dias, há alguma profissão semelhante à de escriba? Justifique.

4- Observe atentamente as duas imagens abaixo e comente sobre o processo de mumificação e a importância do deus Anúbis nesta cerimônia:


(Pintura na tumba do artesão egípcio Sennedjem representando o deus Anúbis e uma múmia,  c. 1560-1070 a.C.)


(Vasos canópicos encontrados no Vale dos Reis, em Luxor, Egito, c. 1560-1070 a.C.

5- Ciro II (558 a.C. - 530 a.C.) foi um rei persa da dinastia dos Aquemênidas. Sob seu comando, os persas estenderam seus domínios do Mar Egeu ao Rio Indo. O texto a seguir é uma tradução dos escritos cuneiformes encontrados no chamado cilindro de Ciro. Leia-o e responda às questões. 

"Sou Ciro, rei do mundo, grande soberano [...]. Quando entrei na Babilônia como amigo e estabeleci a sede do governo no palácio do governante,  em meio a júbilo e regozijo,  Marduk, o grande senhor, induziu os habitantes da Babilônia a me amarem, e eu procurarei reverenciá-lo diariamente. Minhas numerosas tropas moveram-se pela Babilônia em paz [...]. Me esforcei pela paz na Babilônia e em todas as cidades sagradas.
(ABELLÁN, Francisco Diez de Velasco. Religiões e culturas: crenças e mitologias de todas as civilizações. São Paulo: Moderna, 2008, p. 52.).

a) Que relação Ciro estabelece entre seu reinado e a religião? Explique. 
b) O texto evidencia uma característica de Ciro e dos persas em relação aos seus domínios.  Que característica é essa?

6- Leia os textos abaixo, compare-os e responda às questões.

Texto 1

Um-Napisti,  deixe sua casa, construa uma barca! Deixe seus pertences,  saia em busca dos seres vivos. Descarte seus tesouros e salve vidas! Embarque um casal de cada ser vivo na barca. [...] Durante seis dias e sete noites soprou o vento, e as inundações e a tempestade assolaram o país.  Ao sétimo dia, a tempestade,  o dilúvio e a investida foram se desbancando [...]. Observei o clima, reinava o silêncio,  porque toda a humanidade havia voltado ao barro.

Texto 2

Disse, pois, Deus a Noé: "Decidi acabar com toda a carne, porque a Terra está cheia de violência por culpa deles. Por isso, é aqui que vou exterminá-los da Terra. Faça uma arca de madeiras resinosas [...]. E de todo ser vivo, de toda carne, colocarás em uma arca um casal para que sobrevivam contigo." [...] O dilúvio durou quarenta dias sobre a terra [...]. Subiu o nível das águas  e elas cresceram muito sobre a terra, enquanto a arca flutuava sobre a superfície das águas [...]. Deus exterminou todo ser que havia sobre o solo, desde o homem até os gados, as serpentes, as aves do céu: todos foram exterminados da Terra, ficando sozinho Noé e os que com ele estavam na arca.
(ABELLÁN, Francisco Diez de Velasco. Religiões e culturas: crenças e mitologias de todas as civilizações. São Paulo: Moderna, 2008, p. 50.).

a) Qual é o tema comum aos dois textos?
b) De quais povos são os relatos?
c) Quais são as semelhanças e as diferenças entre os dois relatos?


SOCIOLOGIA


Pessoal, como nós não podemos nos encontrar, não há como fazer os seminários como já estávamos acostumados.  Então,  apesar da falta dos seminários,  as propostas de resumos e atividades continuam nas mesmas datas propostas nos cronograma.
O seminário do dia 24 poderá ser entregue no dia 31, os demais deverão ser entregues nas datas propostas no cronograma.




FILOSOFIA


Pessoal, como nós não podemos nos encontrar, não há como fazer os seminários como já estávamos acostumados.  Então,  apesar da falta dos seminários,  as propostas de resumos e atividades continuam nas mesmas datas propostas nos cronograma.
O seminário do dia 25 poderá ser entregue no dia 31, os demais deverão ser entregues nas datas propostas no cronograma.



ARTE


ATIVIDADE 1


Data de entrega: 31/03


Desde junho de 2013 nós temos acompanhado os panelaços como forma de manifestação política.  Mas, o ato de bater panelas gera um som que faz comunicar uma insatisfação.  O panelaço é um suporte musical, como um instrumento,  para as manifestações? Vamos pesquisar sobre esse assunto? Após a pesquisa,  deixe as suas impressões por aqui.


ATIVIDADE 2


Data de entrega: 31/03



Assistam ao vídeo proposto, leiam as páginas 24 e 25 e respondam às questões da sessão Troca de ideias da página 24. Esta atividade do livro texto sugere que você discuta com seus colegas antes de fazer. Você pode fazer sem discutir ou pode chamar algum deles no Whatsapp para discutir.




ATIVIDADE 3

Data de entrega: 02/03

Acredita-se que as máscaras pré-históricas eram utilizadas para a realização de cerimônias e rituais da época.  De modo geral,  elas têm sido usadas ao longo do tempo, entre outros motivos, para alterar a aparência,  transformar, disfarçar,  homenagear ancestrais ou mortos ou para separar os indivíduos em rituais ou performances daqueles em atividades cotidianas. Como ela permite que a pessoa fique oculta atrás da sua superfície, é possível que quem a use experimente uma sensação de liberdade,  que lhe permite fazer algo que não faria normalmente se estivesse sem a máscara. Por isso,  sua utilização nas festas promove a liberação de certas proibições e regras de conduta, tendo seu uso se propagado em festas populares,  como o Carnaval. 

Leia as páginas 28 e 29 do livro texto de Artes e faça a atividade da sessão Troca de ideias da página 28.



ATIVIDADE 4


Data de entrega: 09/04

Pessoal, vamos continuar os nossos estudos sobre a arte dos rituais. Eu gostaria que vocês fizessem a atividade de pesquisa sobre os festivais de colheita, da página 25. Observem que a proposta da atividade sugere que vocês se reúnam com os seus colegas pra discutir as questões propostas. Caso vocês consigam se reunir virtualmente, ótimo.  Caso não consigam, façam individualmente. 


ATIVIDADE 5

Data de entrega: 28/04

A arte Kadiwéu 

"Os finos desenhos corporais realizados pelos Kadiwéu costituem-se em uma forma notável da expressão de sua arte. Hábeis desenhistas estampam rostos com desenhos minuciosos e simétricos,  traçados com tinta obtida da mistura de suco de jenipapo  com pó de carvão,  aplicada com uma fina lasca de madeira ou taquara. No passado, a pintura corporal marcava a diferença entre nobres,  guerreiros e cativos.
As mulheres Kadiwéu produzem, igualmente,  belas peças de cerâmica: vasos de diversos tamanhos e formatos,  pratos também de diversos tamanhos e profundidades, animais,  enfeites de parede, entre outras peças criativas. Decoram-nas com padrões que lhes são distintos, que seguem um repertório rico, mas fixo, de formas preenchidas com variadas cores. A matéria-prima de seu trabalho encontram-na  em barreiras especiais, que contêm o barro da consistência e tonalidade ideais para a cerâmica durável.  Os pigmentos para sua pintura são conseguidos de areias dos mais variados tons, alguns dos detalhes sendo envernizados [...].
Podemos também ver a arte Kadiwéu expressa nos cânticos das  mulheres velhas, nas músicas dos tocadores de flauta e tambor e nas danças coletivas."
(INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL.  Kadiwéu.  Povos indígenas do Brasil).


a) Como a arte produzida pelos Kadiwéu expressa sua forma de organizar a sociedade? Desenvolva.
b) Segundo o texto, quais são as linguagens utilizadas pelos Kadiwéu em suas produções artísticas?

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTES 

Data de entrega: 28/04

Valor: 4 pontos 

1- CORPOS EM MOVIMENTO 

Desde a Pré História, os homens e as mulheres registraram desenhos e inscrições em que eles representavam os seus próprios corpos.  

Observe a imagem a seguir:


Essa pintura rupestre tem cerca de e mil anos e foi encontrada na caverna do Parque Nacional de Drakensberg,  mas África do Sul. 
Observe que ela representa corpos que parecem estar em movimento e que as figuras maiores dão a impressão de estarem mais perto, enquanto as menores,  mais longe. É um esforço de criar uma profundidade num espaço real, perceberam?

Inspirado nessa pintura rupestre acima, faça desenhos de figuras humanas usando lápis de cor ou apenas lápis grafite. Desenhe apenas os contornos das figuras e procure variar as posturas corporais dos personagens tendo por base movimentos conhecidos,  como correr, pular, abrir e fechar os braços.  Experimente desenhar figuras de tamanhos diferentes,  atribuindo ao desenho nações de profundidade.
Utilize uma folha A4 ou outra folha em branco e faça uma legenda explicando o que está representado em sua arte.

2- Durante a Idade Média,  a Igreja Católica encomendava pinturas de temas religiosos para disseminar e propagar sua doutrina.  Nesse período, os artistas não tinham a preocupação de representar fielmente um objetivo,  mas apenas ilustrar temas oficiais e religiosos.
De acordo com os preceitos religiosos da época,  o corpo era fonte de pecado; por isso, era representado com contornos discretos e quase totalmente cobertos, como se pode notar na obra reproduzida a seguir:

(Caminho para o Calvário, de Duccio di Buoninsegna).

a) Que sentimentos e emoções essa imagem despertou em você? Quais elementos mais chamaram a sua atenção?
b) Ao  observar a obra, podemos afirmar que ela foi feita para contar uma história? Explique. 

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTES 

Data de entrega: 04/05

Valor: 4 pontos

A tirinha 

As tirinhas são histórias formadas pela combi7de imagens e de textos em uma sequência de quadrinhos. O profissional responsável pela criação das tirinhas é o quadrinista.
Nas tirinhas, as falas e os pensamentos dos personagens geralmente são representados em textos dentro de balões.  Existem diferentes tipos de balão.  Na tirinha abaixo,  por exemplo, o balão da direita representa um pensamento e o da esquerda uma fala.


Outra característica dos quadrinhos é o emprego de onomatopeia,  ou seja, de palavras que imitam sons. São onomatopeias,  por exemplo,  "toc toc" (batida na porta), "toing" (barulho de mo,a), "tum" ( batida de algo) e "din-don" (campainha). Nessa tirinha, o som do secador de cabelos foi reproduzido por meio da onomatopeia "RRRRRRRR".

O quadrinho abaixo, por exemplo, com a onomatopeia "pow" representa uma boa "coelhada" da Mônica no Cebolinha. 

Outros exemplos de onomatopeia:


- Agora, crie um roteiro, ou seja, a história que será contada, os personagens e o cenário onde se passará a ação. 
- Identifique a quantidade de quadrinhos necessária para que a história seja contada.
- Em uma folha em branco, desenhe os quadrinhos,  incluindo textos. Lembre-se de que as falas dos personagens não podem ser muito longas para não ocupar todo o espaço dos quadrinhos. 
- Tenha criatividade e capricho.

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTES 

Data de entrega: 05/05

Valor: 5 pontos

A obra de Ariano Suassuna

Ariano Suassuna foi um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.  Nascido em João Pessoa, na Paraíba,  Suassuna usou sua obra para defender e difundira cultura nordestina. Em Auto da Compadecida, por exemplo, ele criou personagens inspirados na vida e nos hábitos de homens e mulheres que vivem no sertão. 
Ariano Suassuna idealizou o Movimento Armorial, que foi lançado na cidade de Recife,  em Pernambuco,  em 1970. Esse movimento visava valorizar a arte e a cultura popular nordestinas em suas diferentes manifestações, como a pintura, a literatura, a música,  o teatro e a dança. 
A literatura de cordel é considerada pelos participantes do movimento uma expressão genuína da cultura popular do Brasil.  Além do cordel,  outras expressões defendidas pelo movimento são o teatro de bonecos,  os folguedos e festas realizadas no Nordeste,  como Bumba Meu Boi e o Cavalo Marinho. 


Agora, vamos fazer uma atividade de pesquisa:

Pesquise textos clássicos do teatro que tenham sido adaptados para a televisão ou para o cinema.

Vocês devem pesquisar os seguintes dados:

a) O nome do autor do texto original;
b) O ano em que o texto original foi escrito;
c) O nome do adaptador;
d) o ano em que foi feita à adaptação;
e) as mudanças que foram introduzidas na adaptação. 

Eu quero que todas as atividades sempre sejam feitas à mão e que vocês apresentem as fontes de pesquisa.

Mãos à obra!

Prezad@s, a partir da próxima segunda, dia 06/04, nós iremos ter encontros pelo aplicativo Zoom. Esse aplicativo pode ser instalado em qualq...