sábado, 21 de maio de 2011

A evolução das fronteiras entre israelenses e palestinos.

Obama  disse em entrevista  a BBC Brasil: “a base para negociações irá implicar olhar para aquela fronteira de 1967, reconhecendo que as condições mudaram e que é preciso haver trocas para acomodar os interesses de ambos os lados”. Essas fronteiras de 1967 foram resultado das conquistas da Guerra dos Seis Dias, que multiplicaram por 3 o tamanho de Israel que anexou a seu território a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, que pertenciam à Jordânia, além da Faixa de Gaza e da Península do Sinai (sob controle do Egito) e das Colinas de Golã (da Síria). Obama declarou que o futuro estado palestino deve ser baseado nas fronteiras existentes antes do conflito de 1967.
Verifique a evolução das fronteiras entre israelenses e palestinos:


Em discurso, Obama declarou que tanto israelenses quanto palestinos têm responsabilidades na conquista da paz: "a paz não pode ser imposta a eles, nem o eterno adiamento poderá fazer o problema desaparecer. (...) Mas o que os Estados Unidos e a comunidade internacional podem fazer é declarar de maneira franca o que todos sabem: a paz duradoura deve incluir dois Estados e dois povos.”

Em resposta, o primeiro-ministro de Israel Binyamin Netanyahu divulgou uma nota afirmando que a proposta de Obama para o retorno das fronteiras de antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, é “indefensável”. A partir de 1967, Israel vem construindo assentamentos na região reivindicada pelos palestinos.

Saiba o que são, como surgiram e o que representam os assentamentos israelenses nesses 3 videos apresentadps pelo programa "Sem Fronteiras":

Assentamentos: conflito árabe-israelense - parte 1 

                                                                   - parte 2

                                                                   - parte 3

Para assistir aos vídeos basta clicar sobre o link "parte 1", para ver o primeiro vídeo, e assim por diante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui:

Prezad@s, a partir da próxima segunda, dia 06/04, nós iremos ter encontros pelo aplicativo Zoom. Esse aplicativo pode ser instalado em qualq...