3º Ano

1º Bimestre


Ps: eu estou adiando a entrega das duas primeiras atividades porque alguns alunos tiveram dificuldades com o Positivo On. A partir de agora, eu postarei atividades para cada aula por aqui.


HISTÓRIA

ATIVIDADE 1


Data de entrega: 31/03

Assista ao vídeo proposto sobre a Segunda Guerra Mundial e responda às questões a seguir:

1- "A guerra foi uma missão". Comente esse depoimento dado por um ex combatente da Segunda Guerra Mundial.
2- Qual foi a importância da FEB na guerra?
3- Além dos inimigos alemães, o que mais dificultava a vida dos combatentes na guerra?
4- O Brasil tinha produção bélica? De onde vinham os equipamentos de guerra?
5- Como era o combate? Como a guerra afetou física e psicologicamente os combatentes brasileiros?
6- O sacrifício da participação da guerra foi em vão ou não? Comentw
7- Quais lições a guerra deixou?


ATIVIDADE 2

Data de entrega: 30/03

Enquanto as alianças militares se formavam, Hitler, que sabia que iria começar uma guerra, assina o Tratado Nazi-soviético ou Pacto de não Agressão.  Esse tratado estabelecia que Alemanha e URSS não atacaram um ao outro. Outra questão prevista no tratado era divisão do território polonês entre as duas nações.  

Assista ao vídeo a seguir, leia o conteúdo das páginas 23, 24, 25, 26 e 27 e responda:

O que Hitler desejava evitar ao assinar com a URSS o Pacto de não Agressão em 1939?


ATIVIDADE 3

Data de entrega: 01/04

Observe como o termo holocausto é descrito no dicionário Michaelis:

holocausto
ho·lo·caus·to

sm
1 REL Sacrifício ou ritual religioso praticado especialmente pelos antigos hebreus, em que a vítima era totalmente queimada.
2 A vítima assim sacrificada.
3 POR EXT Ato ou efeito de sacrificar-se; expiação, sacrifício: “[…] se fora ele, enfim, que, em nome da própria honra, oferecera seus filhos em holocausto, fora ele também que, depois de tanta honra, se vira subitamente despojado dela, acabrunhado, abatido, derrotado” (JU).
4 FIG Ato de renunciar à vontade própria em favor de outrem.
5 HIST Genocídio de judeus e de outras minorias, como os ciganos e os homossexuais, ocorrido em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Pesquise sobre o assunto e escreva um texto que discuta as seguintes questões:

- o antissemitismo
- grupos humanos que foram perseguidos,  além dos judeus
- campos de concentração
- solução final
- limpeza étnica
- discurso de ódio 

ATIVIDADE 4

Data de entrega: 06/04

Responda às questões abaixo:

1- Defina o que foi a Guerra Fria. 
2- Quais eram os aliados mais importantes dos EUA e da URSS?
3- Conceitue capitalismo e socialismo.

ATIVIDADE 5

Data de entrega: 07/04

Responda às questões abaixo:

1- Diga o que foi a corrida armamentista. 
2-  De acorde com a maioria dos cientistas, qual seria a provável consequência mundial de uma guerra nuclear total entre os EUA e a URSS?
3- Além da corrida armamentista,  da rivalidade na corrida espacial,  no desenvolvimento econômico e nos esportes, EUA e URSS também faziam uma guerra de palavras e imagens.  O que é que cada um dos lados acusava o outro de ser?

ATIVIDADE 6

Data de entrega: 13/04


Responda ás questões a seguir:

1- "(..) os regimes totalitários impostos a povos livres,  por agressão direta ou indireta,  minam ontos fundamentados da paz internacional e, assim, a segurança dos Estados Unidos." (Harry Truman, presidente dos EUA, 12/03/1947.)
O que foi a Doutrina Truman?
2- explique o que eram a CIA e a KGB. 
3- O que eram a Otan e o Pacto de Varsóvia?

ATIVIDADE 7

Data de entrega: 15/04

1- Mostre como ficou a situação da Alemanha e da cidade de Berlim após a Segunda Guerra Mundial,  relacionando-a com os conflitos da Guerra Fria. 
2-  "Eu não entendo por que os alemães do Leste (da RDA) não fecham suas fronteiras, pois penso que têm o direito de fazê-lo." (Fullbright,  senador dos EUA,  entrevista na TV,  30/07/1960.) O que o Muro de Berlim dividia? Por que ele foi construído?
3- "(...) a Europa deve merecer ajuda adicional substancial,  ou então defrontar-se com uma deterioração econômica,  social e política de natureza bem grave. (...) Governos, partidos políticos ou grupos que procurem  perpetuar a miséria dos seres humanos para daí tirar proveito político enfrentarão a oposição dos Estados Unidos." (Plano Marshall, 05/06/1947.)
O que foi o Plano Marshall? No texto acima, quem são os "partidos políticos ou grupos" que o governo dos EUA considerava culpados pela "miséria dos seres dos seres humanos" e pelo fato de "daí tirar proveito"?

ATIVIDADE 8

Data de entrega: 16/04

1- "Há apenas duas possibilidades: ou a guerra, e deve-se dizer que a guerra,  no século dos mísseis e da bomba de hidrogênio é plena das mais graves consequências para todos os povos,  ou a coexistência pacífica. " (Discurso de N. Kruchev,  dirigente soviético,  06/07/1959.) Explique o que foram a coexistência pacífica e a política de détente
2- Mostre como o Tratado de Yalta afetou as relações internacionais dentro do contexto de rivalidade entre os EUA e a URSS.
3- Diga o que alterou no panorama da Guerra Fria nos anos 80 durante a presidência americana de Reagan.
4- "(...) de que modo o governo Iporá uma barreira à epidemia comunista? (Jornal Correio da Manhã,  Rio de Janeiro,  1946.) Indique,  de forma resumida,  a influência da Guerra Fria sobre o Brasil.

ATIVIDADE AVALIATIVA 

Valor: 4 pontos

Data de entrega: 04/05

1- Observe a imagem abaixo e responda às questões a seguir:


a) Quem é o "artista famoso" retratado na charge em que ele se equilibra?
b) Relacionando a charge ao contexto político da época,  o que significa equilibrar-se neste "arame"?

2- Defina cada um dos conceitos abaixo:

a) substituição de importações;
b) doutrina econômica nacionalista;
c) Aliança Nacional Libertadora;
d) intentona Comunista;
e) Ação Integralista Brasileira;
f) Plano Cohen;
g) Estado Novo;
h) DIP;
i) populismo;
j) corporativismo;
k) CLT. 

3- Observe a imagem abaixo:


A legislação trabalhista pode ser interpretada como resultado de um gesto de bondade do presidente Vargas? Por quê?

4- O historiador inglês Eric Hobsbawm faz a seguinte análise a respeito da Segunda Guerra Mundial. 

"A tecnologia tornava suas vítimas invisíveis,  diferente de guerras anteriores com as pessoas envisceradas por baionetas ou vistas pelas miras das armas de fogo. Diante dos canhões permanentemente fixos da Frente Ocidental estavam não homens, mas estatísticas.  [...] Lá embaixo dos bombardeios aéreos estavam não as pessoas que iam ser queimadas e envisceradas,  mas somente alvos. Rapazes educados,  que certamente não teriam desejado enfiar uma baioneta na barriga de uma jovem aldeã grávida, podiam com muito mais facilidade jogar altos explosivos sobre Londres e Berlim ou bombas atômicas em Nagasaki. [...] As maiores crueldades de nosso século foram crueldades impessoais decididas à distância,  de sistema e rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentáveis necessidades operacionais. 
Assim o mundo acostumou-se à expulsão e matança compulsórias em escala astronômica [...].
Em resumo, a catástrofe humana desencadeada pela Segunda Guerra Mundial é quase certamente a maior da história humana. O aspecto não menos importante dessa catástrofe é que a humanidade aprendeu a viver num mundo em que a matança,  a tortura e o exílio em massa se tornaram experiências do dia a dia que não mais notamos. [...].
(HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914 - 1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.  56-58.).

a) Qual a ideia central da análise se Hobsbawm?
b) Por que a guerra impessoal é mais cruel?
c) Comente o último parágrafo. 

5- Pearl Harbor e as torres gêmeas 

Os ataques aéreos às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York,  e ao prédio do Pentágono,  em Washington,  ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os estadunidenses e a imprensa se lembrassem do ataque à base militar de Pearl Harbor,  no Havaí,  em 7 de dezembro de 1941.



a) O que foi o ataque a Pearl Harbor?
b) Qual foi a arma utilizada pelos americanos para obrigar a rendição do país que os atacou em Pearl Harbor? O uso desse tipo de arma ainda provoca medo em nossos dias? Procure explicar sua resposta. 
c) Agora compare os dois ataques. Que diferença você encontra entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001?

6- Responda às questões a seguir:

a) Explique porque a Guerra Fria não foi uma guerra no sentido clássico. 
b) Quais foram os motivos que levaram os soviéticos a construir o Muro de Berlim. 
c) Aponte os ideais de felicidade para capitalistas e socialistas.
d) Apesar da não declaração de guerra entre os EUA e a URSS,  houve alguma guerra em outra localidade em virtude da rivalidade capitalismo  X socialismo? Quais? Como foram?


SOCIOLOGIA

Pessoal, como nós não podemos nos encontrar, não há como fazer os seminários como já estávamos acostumados.  Então,  apesar da falta dos seminários,  as propostas de resumos e atividades continuam nas mesmas datas propostas nos cronograma.


O seminário do dia 24 poderá ser entregue no dia 31, os demais deverão ser entregues nas datas propostas no cronograma.




FILOSOFIA

Pessoal, como nós não podemos nos encontrar, não há como fazer os seminários como já estávamos acostumados.  Então,  apesar da falta dos seminários,  as propostas de resumos e atividades continuam nas mesmas datas propostas nos cronograma.
O seminário do dia 24 poderá ser entregue no dia 31, os demais deverão ser entregues nas datas propostas no cronograma.


Prezad@s, a partir da próxima segunda, dia 06/04, nós iremos ter encontros pelo aplicativo Zoom. Esse aplicativo pode ser instalado em qualq...