2º Ano

1º Bimestre

HISTÓRIA

Ps: eu estou adiando a entrega das duas primeiras atividades porque alguns alunos tiveram dificuldades com o Positivo On. A partir de agora, eu postarei atividades para cada aula por aqui.

ATIVIDADE 1

Data de entrega: 31/03

Assistam ao vídeo proposto sobre a sociedade açucareira e responda às questões a seguir:

1- Por que a cultura da cana de açúcar foi considerada monopolizante?
2- A civilização açucareira foi constituída em cima da monocultura e da escravidão. Desenvolva essa afirmação. 
3- Descreva a ideia do porque do poder dominantes,  no Brasil, ter sido fruto da família patriarcal. 
4- Descreva os diferentes espaços do engenho. 
5- Análise o papel de cada membro do engenho. 



ATIVIDADE 2

Data de entrega: 31/03

Veja o vídeo proposto sobre o engenho e responda às perguntas a seguir:

1- O que significa o termo engenho?
2- Quem era responsável pela coordenação das atividades no engenho? Fale sobre.
3- Descreva as etapas da produção do açúcar. 
4- Comente sobre a mão de obra escravizada do engenho. 
5- Havia resistência á escravidão? Discuta sobre isso.


ATIVIDADE 3

Data de entrega: 30/03

Leia o texto abaixo retirado da ONU Brasil.

"Nos dias de hoje, a escravidão é muito diferente daquela praticada durante os períodos colonial e imperial. Atualmente, as pessoas escravizadas não são compradas, mas aliciadas e, muitas vezes, o patrão gasta apenas com o transporte do trabalhador até a propriedade. Ela está presente em todas as regiões do mundo, inclusive nos países desenvolvidos, e em numerosas cadeias produtivas globais.
Segundo a ONU, as formas contemporâneas de escravidão no mundo incluem trabalho forçado, servidão doméstica, formas servis de casamento e escravidão sexual. São situações das quais as vítimas não são capazes de se desvencilhar de forma voluntária, digna e segura.
No Brasil, são registrados casos de trabalho análogo à escravidão em fazendas, fábricas e domicílios. Desde 1995, mais de 53 mil trabalhadores foram resgatados dessa situação no país, segundo o Observatório Digital do Trabalho Escravo, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a OIT."

Escreva um texto apresentando as principais diferenças entre a escravidão africana e a contemporânea.  (mínimo 7 linhas)

ATIVIDADE 4

Data de entrega: 31/03


Leia o texto Franceses no Brasil - Brasil colonial sofre duas grandes invasões (clique aqui para ler o texto)



Embora tenha investido na colonização, principalmente através do estabelecimento de um sistema administrativo (governo-geral) e da cultura da cana-de-açúcar, Portugal teve dificuldades em proteger o extenso litoral brasileiro.

Explique o que levou a França a  investir na invasão das terras recém-descobertas, entre elas as colônias portuguesas, principalmente o Brasil.

ATIVIDADE 5

Data de entrega: 07/04

Pessoal, vamos começar um novo conteúdo,  o Antigo Regime.
O livro de História de vocês,  na página 45, apresenta uma caricatura que representa o monarca Luís XIV. 
Após a análise da caricatura, faça a atividade do Ponto de Partida da página 45.


ATIVIDADE 6

Data de entrega: 13/04

Pessoal, dando continuidade ao nosso conteúdo sobre o Antigo Regime, eu deixo mais essa atividade.

Responda às questões abaixo:

1- A que época e região se refere o conceito de Antigo Regime?
2- Que formas de governo e de sociedade foram típicas do Antigo Regime?
3- Que país teve uma experiência diferente naquela época? Qual foi essa experiência?
4- Observe a pintura abaixo da austríaca Maria Antonieta com seus trajes e penteados que foram imitados pela nobreza das monarquiasabsolutistas da Europa.
Que impressão lhe causa a roupa, os acessórios e os cabelos da rainha?


ATIVIDADE 7

Data de entrega: 15/04

Responda às questões a seguir:

1- Quais eram as principais críticas dos iluministas à sociedade da época? Quais eram as propostas deles?
2- Como as ideias iluministas se difundem pela Europa?
3- Qual foi a relação entre o Iluminismo e a Enciclopédia?

ATIVIDADE 8

Data de entrega: 16/04

François-Marie Arouet (1694-1778), mais conhecido como Voltaire, foi defensor aberto da reforma social. Satírico e perspicaz,  frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja e as instituições francesas da época. 

"Não é aos homens que me dirijo,  é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos [...]. Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos,  entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas nossas opiniões insensatas [...] que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam movidos de perseguição.  (Voltaire. Tratado sobre a tolerância [1763]. In: Histoire. Paris: F. Nathan, 1966 [3° Collection J. Monnier).

1- O que esse documento nós faz pensar sobre a sociedade?
2- Que ideias iluministas aparecem nesse documento?

Charles-Louis de Secondat (1689-1755), o barão de Montesquieu,  foi político, filósofo e escritor.  Ficou famoso por sua teoria sobre a separação dos poderes,  presente em muitas das constituições modernas.

"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo órgão de governo,  o poder Legislativo está unido ao poder Executivo,  não existe liberdade [...] E também não existe liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo  (poder de executar,  de pôr em prática as leis). (Montesquieu.  O espírito das leis [1748]. In: FREITAS, Gustavo  de. 900 textos e documentos de História.  Lisboa: Plátano, 1978. V. III. p.  24.)

1- Segundo o autor,  o que garante a liberdade?
2- Essas ideias eram favoráveis ou contrárias à forma de governo existente na época na França?

ATIVIDADE AVALIATIVA 

Data de entrega: 04/05

Valor: 4 pontos

1- Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem.

O objetivo declarado da expedição de Cabral era chegar às Índias e fazer contatos comerciais definitivos no Oriente. Provavelmente teria recebido também instruções para estender a rota preestabelecida,  de modo a descobrir e incorporar oficialmente ao domínio português as novas terras a oeste das ilhas [de Cabo Verde], das quais haviam insistentes notícias. Assim, em 22 de a abril de 1500 chegou à terra que dominou a "ilha de Verá Cruz". 
[...] O descobrimento do Brasil fez-se como um discreto capítulo da epopeia das Índias [...] Interesses, preocupações e curiosidades concentravam-se no Oriente. 
(WEHLING, Arno. WEHLING, Maria José C. de. Formação do Brasil colonial.  Rio de Janeiro: Nova Fronteira,  1994. p. 43-44.).

a) Segundo os autores, provavelmente a "descoberta" do Brasil foi acidental ou planejada? Explique. 
b) Qual foi o primeiro nome do território que hoje corresponde ao Brasil?
c) Esse primeiro nome estava geograficamente correto? Explique. 
d) Por que o descobrimento do Brasil não causou tanto interesse na época?

2- A ilustração abaixo faz parte do livro América,  da coleção Grandes Viagens, de 1593. Ela representa o ataque português a aldeias indígenas em Cabo de Santo Agostinho.  Observe-a com atenção para responder às questões.


a) Como são as aldeias?
b) Como os indígenas impediam o acesso dos navios e botes ao canal?
c) Que elementos na imagem indicam que a ilha já estava ocupada pelos colonizadores?
d) Qual foi o resultado dessa guerra para os indígenas?

3- O senhor de engenho 

Os senhores de engenho,  uma minoria da colônia,  eram detentores de grandes riquezas,  terras, escravos e engenhos.

"O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho quanto proporcionalmente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino."
(ANTONIL, André João.  Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1982. p.  75.).

a) Por que,  segundo o autor,  era desejável ser senhor de engenho?
b) Que tipo de relação o autor estabelece entre nobres (metrópole) e senhores de engenho (colônia)?

4- Observe a pintura abaixo e responda às questões:


a) Quem são os personagens representados na Pintura? Que atividade está sendo desempenhada por eles?
b) O que estes personagens revelam sobre a mão de obra empregada na principal atividade econômica no início do processo de colonização?

5- A aristocracia do Antigo Regime era bastante extravagante. Era muito comum o uso de perucas tanto por mulheres como por homens. 

                                                 
Observe as imagens abaixo e responda às questões a seguir:



Os nobres dedicavam boa parte do tempo à complicada tarefa de se vestir e pentear.
O restante da população podia fazer o mesmo? Por quê?

6- (Uerj) 


Na pintura O século das luzes, observam-se elementos representativos do movimento intelectual denominado Iluminismo. Em 1784, o filósofo alemão Immanuel Kant definiu esse movimento como um processo de esclarecimento que permitiu ao homem chegar à sua maioridade. Identifique na imagem dois elementos representativos do pensamento iluminista. Associe, também, um desses elementos a uma característica do Iluminismo.


SOCIOLOGIA


Pessoal, como nós não podemos nos encontrar, não há como fazer os seminários como já estávamos acostumados.  Então,  apesar da falta dos seminários,  as propostas de resumos e atividades continuam nas mesmas datas propostas nos cronograma.
O seminário do dia 24 poderá ser entregue no dia 31, os demais deverão ser entregues nas datas propostas no cronograma.





FILOSOFIA


Pessoal, como nós não podemos nos encontrar, não há como fazer os seminários como já estávamos acostumados.  Então,  apesar da falta dos seminários,  as propostas de resumos e atividades continuam nas mesmas datas propostas nos cronograma.
O seminário do dia 25 poderá ser entregue no dia 31, os demais deverão ser entregues nas datas propostas no cronograma.



Prezad@s, a partir da próxima segunda, dia 06/04, nós iremos ter encontros pelo aplicativo Zoom. Esse aplicativo pode ser instalado em qualq...